' Guia do passageiro de ônibus.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Salvador, a terra do axé de Ivetinha e do acarajé da Dinha, mas não só isso, a terra também do melhor transporte público do país.Que maravilha é pegar um ônibus em Salvador!
Mas é claro que uma ação complicada como essa requer alguns cuidados, e aí vão algumas dicas básicas que podem ser seguidas:
- SAIA SEMPRE COM PELO MENOS UMA HORA E MEIA DE ANTECEDÊNCIA.
Como assim?É simples, se você tem um compromisso marcado para as 8h, saia de casa 6h30min.Como de costume o ônibus nunca passará quando você estiver no ponto, só por volta de 50 minutos depois se você estiver com sorte e não for um domingo, já neste, aconselho adicionar mais uma hora de antecipação.Os minutos que restarem é uma prevenção ao engarrafamento que possivelmente lhe aguarda em algum trecho do percurso.Esse é mais um privilégio dos soteropolitanos!
- LEVE SEMPRE PRODUTOS DE HIGIENE NA BOLSA/MOCHILA.
Também é muito simples.Quando já estiver dentro do ônibus notará que as condições de limpeza dos mesmos é primorosa.Baratinhas costumam fazer deles um habitat natural.Sendo assim, por você estar ali pagando pra dividir o ambiente com seres como esses, é legal ter álcool em gel, por exemplo, para alguma eventualidade ( De repente as baratinhas se revoltam por você invadir o espaço delas e resolvem te atacar).
- COMPRE UM PROTETOR AURICULAR OU MPCOISAS.
(Preste atenção nesta, a venda de mpmiletrezentos é campeã aqui na cidade)
Assim como em qualquer lugar do mundo, existem pessoas agradáveis, e aqui não seria diferente.Pode ter certeza que um ponto de encontro dessas pessoas é o ônibus.É uma mulher gritando bem ao seu lado, ou uma criança berrando no banco da frente querendo uma coisa inútil que a mãe parece não dar de pirraça, ou o clássico $ViDa LoOkA$ ouvindo as poesias do pagode (Nada contra o pagode meus caros, eu paenas tenho um gosto mais primitivo, costumo ouvir Los Hermanos,Legião Urbana, Cazuza .. algo do meu baixo nível).Ou então, você encontrará tudo isso junto e é premiado !
Então, vai que no dia você acorda com uma maldita dor de cabeça que te impossibilita de ouvir esses sons agradáveis por pelo menos meia hora? Usa o fone do mpcoisas e escolhe o que quer ouvir ou contempla o silêncio dos protetores.
- PRESTE ATENÇÃO NOS VENDEDORES.
Talvez aquilo que você procura acaba de entrar pela porta da frente.Nunca querem atrapalhar a viagem de vocês, apenas vender um produto de qualidade com a comodidade de levar as suas mãos.Seja o passatempo da viagem, a paçoquita que adoça o seu dia, seja um porta CD, porta celular, chaveiro, caneta calendário, caneta relógio, caneta lanterna, caneta bomba, ventilador, geladeira, carro, seguro de vida.. entre outros mil produtos!
- ESTEJA SEMPRE ALERTA.
Por último, porém não menos importante, afinal segurança é fundamental para qualquer pessoa.E em um ônibus não pode ser diferente.É claro que todos os veículos são equipados com câmera de alta tecnologia, vigiadas 24 horas e com seguranças sempre a disposição para surpresas, mas cuidado nunca é demais.
Então, quando aquele mal encarado fizer menção de sentar ao seu lado no ônibus (principalmente se ele estiver vazio), CUIDADO!Talvez seja essa a hora de você descer no próximo ponto.Só por precaução, obviamente.

E depois de ter lido essas dicas meus amigos, vocês estarão mais preparados para desfrutar de uma das melhores coisas que Salvador pode oferecer.Sinceramente, ainda não entendo como não fizeram deles o cartão postal da cidade.Talvez porque não estarão preparados para a grande demanda que provocaria.Você veja só, sem propaganda temos um ônibus para cada mil pessoas, imagine!


/ Mona Campos.

Danem-se os erros de português :D

2 comentários:

Toni Says:
28 de setembro de 2010 17:04

MAAAAAARAVILHA , ALBERTO !

Matos Says:
28 de outubro de 2010 20:38

Ela sabe bem como é salvador...

Postar um comentário